No Recife

recife

Estive no Recife no final do mês passado. Viajei para a capital pernambucana na sexta-feira, dia 29 e, como ia para lá apenas para fazer uma prova de concurso público, retornei já no domingo, dia 31. Uma pena, pois tenho parentes e conhecidos na Cidade Maurícia e não os pude ver.

Cheguei pela manhã cedo mas, como só poderia fazer o check in no hotel ao meio-deia, esperei bastante tempo no aeroporto até pegar o táxi. Para mim, uma ótima oportunidade para fazer oração e ler, ler muito. Acompanharam-me nesta viagem Como Ser um Conservador, do filósofo britânico Roger Scruton, em versão eletrônica, e India: A Wounded Civilization, misto de relato de viagem e análise histórico-social sobre a Índia, sua cultura e tradições, feito pelo escritor tobaguiano (e descendente de indianos) V. S. Naipaul. Muito bons os dois, talvez eu os venha a resenhar num futuro próximo, ou ao menos um deles.

Infelizmente pouco pude aproveitar da cidade, tendo em vista a proximidade do exame, como também o fato de que o clima não estava nada favorável (uma tempestade desabou sobre a cidade na sexta-feira, junto com a maior ventania que Recife já não via há algum tempo) fizeram com que eu me movimentasse menos do que eu gostaria. Mas ainda assim pude visitara apraia de Boa Viagem e ver algo da vida urbana.

Recife é, certamente, umas das capitais nordestinas mais ricas em história e cultura. Ela desenvolveu uma cultura muito peculiar, bem diferente do que se vê na Bahia, na Paraíba ou no Ceará. Ainda devo uma visita mais demorada à Veneza brasileira, e espero fazer isto o mais rápido possível.

Fábio V. Barreto

Sobre Fábio V. Barreto

Católico, aprendiz de escritor, ávido por conhecimento, e outras coisas mais.
Esse post foi publicado em Crônicas e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

