Dias de Chuva

Os últimos dias tem sido bastante chuvosos aqui em Fortaleza. Tem se iniciado no escuro de um céu nublado, cinzento que a certo custo deixa os raios de sol iluminarem a capital cearense, que acorde debaixo de águas mil que a lavam e, ao mesmo tempo, espalham as impurezas por várias partes.

chuva

Mesmo sendo um cearense, nascido e criado nesta cidade de Fortaleza, banhada pelo sol dos trópicos, sempre amei os dias de chuva, especialmente esses do começo do ano, que por cá ocorrem habitualmente nesta altura. Dias chuvosos evocam dias felizes de minha infância: aquele frio gostoso, banhos de chuva com outras crianças, estar deitado em casa debaixo de lençóis com a TV ligada nos meus desenhos favoritos, os primeiros dias do novo ano escolar (entre os meus preferidos de todo o ano, pelas novas descobertas, que iam do novo material escolar aos novos colegas e professoras), etc.

Após a infância, meu gosto por dias assim não mudou. Remetem-me a uma necessária atmosfera de concentração para os meus hábitos favoritos: leituras e reflexões. Sei que é algo entre o epifânico e o sinestésico, mas dias pluviosos me evocam Baudelaire, Camilo Pessanha, Eugênio de Castro, António Nobre, Machado de Assis, Mário de Sá-Carneiro, Miguel Torga, José Alcides Pinto, café com poesia, história e filosofia; além de cinema de alto nível.
Não nego que sempre me contentam também pela necessária chuva ao sofrido povo do interior cearense, que tanto dela precisa para sobreviver. E nem que fico feliz ao não enfrentar tanto calor quando São Pedro abre as torneiras do céu com todo o gosto.

Para mim a chuva é como que uma renovação de espírito, de ânimos, de propósitos, além de me permitir rever lembranças tão queridas. Que chova muito mais, por muitos mais dias!

Fábio V. Barreto

Sobre Fábio V. Barreto

Católico, aprendiz de escritor, ávido por conhecimento, e outras coisas mais.
Esse post foi publicado em Crônicas e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

