Brasil 2030? Sei…

Na edição da semana passada, a revista Época traz aos leitores uma reportagem futurológica na qual diz como será o Brasil em 2030. Teremos nessa altura a Justiça dos EUA, a transparência da Noruega, a educação escolar da Finlândia, a educação universitária do Reino Unido, a segurança pública do Japão, a vida cultural da França, etc.

Tudo agradável de se ler, mas só tem um detalhezinho pequeno, pequenito: tudo irreal, fantasioso a não mais poder. Alguém pode crer, seriamente, que em 16 anos, por exemplo, saltaremos do posto de um dos países mais violentos do mundo para um dos mais seguros? Que deixaremos de ter 25 mortos por habitante e um extremamente vergonhoso índice de resolução de homicídios de 8% para um índice de resolução de homicídios de 98%, com 0,3 mortes por mil? Ou que as universidades brasileiras, internacionalmente irrelevantes, serão concorrentes sérias de Oxford, Cambrigde e mesmo de Harvard?

A reportagem faz de conta que sim, que basta “vontade política” (o tom estatista é muito forte nela) e mesmo que isso já está acontecendo (leiam o texto sobre segurança pública).

Um país nunca, jamais é apenas o seu governo ou mesmo o seu Estado. É também todo o povo e sua cultura. E eles não dão o menor sinal de que possam operar as mudanças necessárias para que aquele quadro se transfigure em realidade. Isso tudo merece e mesmo necessita ser bastante desenvolvido posteriormente mas, no atual estado do povo e da cultura brasileiros, tudo aquilo é apenas um grande exercício de wishful thinking, e o que precisamos não é disso, e sim de comprender a nossa situação de forma mais objetiva possível.

Anúncios

Sobre Fábio V. Barreto

Católico, aprendiz de escritor, ávido por conhecimento, e outras coisas mais.
Esse post foi publicado em Brasil, Imprensa, Política e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s