Ucrânia em Crise

Flag_of_Ukraine.svg

Há meses o mundo acompanha perplexo a escalada da crise politico-social da Ucrânia e teme cada vez mais as consequências do agravamento desta crise.

Historicamente a Ucrânia tem o seu destino ligado ao da Rússia. O país esteve sob domínio do Império Russo por séculos e, após a queda do czar, fez parte da União Soviética até a dissolução desta em 1991. As culturas ucraniana e russa são também bastante próximas uma da outra, tendo a russa, em regra, uma posição dominante. Suas economias também estão muito ligadas, sendo a Rússia um importantíssimo parceiro comercial da Ucrânia, principalmente no que toca à compra de produtos agrícolas desta.

Tudo isto mostra que a Ucrânia é o que a geopolítica chama de zona de influência russa há muitos séculos. Nos últimos anos, porém, o governo de Kiev tem buscado algum afastamento em relação à Rússia e uma aproximação com o Ocidente, especialmente com a União Europeia. Naturalmente, o Kremlin não podia ver isto com bons olhos.

A presente crise, iniciada com o agravamento do dissenso entre aqueles ucranianos que defendem uma maior “ocidentalização” do país e aqueles que pretendem uma Ucrânia mais ligada à Rússia, é talvez a mais séria ameaça à paz na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Para manter consigo esta importante zona de influência e animado pelo imperialismo da ideologia eurasiana, Vladmir Putin instigou a separação da Criméia da Ucrânia e a sua anexação pela Rússia, além de influenciar pesadamente para colocar o governo de Kiev em sintonia com os objetivos de Moscou. Enquanto o Ocidente reage nos campos político, diplomático e econômico, a Rússia já lançou mão da via militar para atingir seus fins.

Várias pessoas já morreram e estão morrendo ainda. A Ucrânia está combalida politicamente, economicamente e socialmente. O mundo acompanha apreensivo o agravar desta crise, qu pode dar origem a uma guerra muito mais sangrenta. Infelizmente, nada mostra que a presente crise deva terminar logo e seu desfecho é incerto.

Anúncios

Sobre Fábio V. Barreto

Católico, aprendiz de escritor, ávido por conhecimento, e outras coisas mais.
Esse post foi publicado em Política Internacional e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s