Sobre a crise venezuelana

Desde o dia 12 de fevereiro, milhares de venezuelanos vão às ruas protestar contra o governo comunista de Nicolás Maduro. Sem pretender esgotar o assunto, que merece uma análise mais ampla e profunda de que posso oferecer no momento, queria tecer algumas considerações a respeito.

Há já um bom tempo que a Venezuela sofre uma séria crise de desabastecimento que não para de crescer. Falta comida, papel higiênico (proverbial em países socialistas), papel para jornais, energia, etc. A pobreza não diminui e o mercado de trabalho não anda lá dos melhores. Além disso, os direitos mais fundamentais, como o de livre expressão, liberdade de associação e de participação política são cada vez mais desrespeitados e violados pelo governo, o mesmo que criou uma milícia política para intimidar opositores.

Até o momento, se não me engano, já são 39 mortes causadas pelos agentes do Estado, entre eles a de uma miss muito famosa no país. Infelizmente, o governo de Maduro não dá sinais de que pretende acolher o clamor da população. Ao contrário: se mostra cada vez mais inclinado a reprimir as manifestações com recurso à violência. Felizmente, os manifestantes não se rendem, cancelaram o Carnaval e fazem de tudo para que suas reinvindicações sejam atendidas.

Foi absurda a pouca atenção dada pela mídia brasileira ao caso. Só dias depois dos confrontos se iniciarem é que começaram a fazer coberturas. Preferiram falar do Carnaval e de banalidades do show bussiness. Ainda pior foi a falta de ação da comunidade internacional, especialmente das democracias, para solucionar logo o conflito, evitando assim mais mortes e transtornos.

Solidarizo-me com os manifestantes, e espero que vejamos, o quanto antes, uma nova Venezuela, livre, justa, pacífica e próspera.

Anúncios

Sobre Fábio V. Barreto

Católico, aprendiz de escritor, ávido por conhecimento, e outras coisas mais.
Esse post foi publicado em Comunismo e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s