Aprender a amar com Santa Maria

Como a maioria dos brasileiros e não poucos estrangeiros, eu também fiquei chocado com o terrível acidente ocorrido na cidade de Santa Maria, no interior gaúcho, no passado domingo. Não dá para não chamar de tragédia a morte abrupta de 233 jovens durante uma festa, em virtude de um show pirotécnico totalmente inadequado e do fato de o estabelecimento em questão não estar devidamente preparado para esse tipo de acidente.

Todavia, não escrevo esse post para apontar culpados nem destilar acusações. Não acho que seja esse o momento. É melhor esperarmos pelos resultados da investigação policial já em curso para formarmos um juízo mais sólido e sensato sobre isso. Quero, com esse texto, deixar registrado um fenõmeno que, para mim, foi como que uma redescoberta curiosa: a solidariedade presente entre os brasileiros.

Por um bom tempo ouvi falar tão mal do Brasil e dos brasileiros que acabei formando uma péssima imagem do nosso povo. Éramos retratados como um bando de egoístas insensíveis à desgraça de nossos semelhantes, uma gente envenenada que só pensa nos seus próprios prazeres imediatos. E isso tudo dito por brasileiros, muitos dos quais jamais puseram seus presumidos puríssimos pés em outro país. Essa imagem distorcida foi-se desfazedo com o tempo e o amadurecimento e, diante dessa tragédia, pode-se dizer que se dissipou, ao menos em imensa parte, se não completamente.

Chego a ter certa felicidade ao ver como, num momento de tanta dor e perplexidade, tantos dentre nós conseguem sentir compaixão dos que foram vitimizados neste episódio lamentável e procuram ajudar das mais variadas formas. orações, doações em dinheiro, medidacentos ou comida; serviço voluntário; etc. Vi cearenses, fluminenses, paulistas, pernambucanos, mineiros, baianos, gente de todos os estados do país se solidarizando com a tragédia na cidade universitária gaúcha. E isso é uma mostra da imensa bondade que existe nos corações de milhares, se não milhões, de nossos compatriotas. Que povo tão ruim é esse capaz de tamanha demonstração de bondade e de tanta compaixão? Isso é maravilhoso é é questão de justiça reconhecer isto.

Mais do que solidariedade isso é caridade. E caridade é amor. Oxalá Deus conserve esse sentimento bem enraizado nos corações da nossa gente e o aprofunde cada vez mais, para que aprendam a amar (isso é tão, mas tão importante!) cada vez mais e melhor e, assim, se torne cada vez melhor.

Anúncios

Sobre Fábio V. Barreto

Católico, aprendiz de escritor, ávido por conhecimento, e outras coisas mais.
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s